Confira cartilha com dicas sobre uso seguro da internet para toda a família

A Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP em parceria com a Universidade Mackenzie, lançou interessante cartilha sobre “USO SEGURO DA INTERNET PARA TODA A FAMÍLIA – recomendações e boas práticas”. Privacidade, liberdade de expressão, crimes de preconceito e contra o direito autoral, pornografia infantil, cyberbullying, vale a pena conferir e se informar. Clique aqui  para acessar a cartilha no formato PDF.

Saudações,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

Do you like rock and roll?

Do you like rock and roll?

Toco guitarra ou pelo menos penso que toco, enfim, puro entretenimento. Há alguns anos gravei uma composição musical minha, somente guitarra e bateria eletrônica pré-programada. Resolvi compartilhar com vocês:  Jump in sky (Formato MP3 – clique no link para ouvir em seu computador)

Existe uma segunda versão com a participação do meu brother Johny, que atualmente é vocalista e guitarrista da Garagem Bluseira, banda muito bacana e com várias músicas próprias (destaque para Velho Opalão).

Hoje em dia podemos gravar um CD de áudio com qualidade profissional em casa. Tenho um estúdio portátil da BOSS, modelo BR-900 CD, que utilizo para estudar e registrar minhas composições. Comprei na época em que estava tendo algumas aulas com o Miguel Mega, exímio guitarrista. Voltando ao BOSS, o aparelho tem 8 pistas de gravação e playback, cada uma com 8 virtuais, perfazendo 64 pistas. O estúdio possui os efeitos de guitarra mais famosos da BOSS e diversos outros recursos, como afinação de voz. Os sons são gravados num Compact Flash e permanecem editáveis. Após o final da gravação é possível queimar um CD de áudio com qualidade profissional.

Estúdio portátil de gravação digital

A evolução tecnológica da música é realmente extraordinária.

Não é mais preciso se cadastrar para deixar comentários, participe!

Abraços,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

Dica: Manual de noções básicas do processo eletrônico

Elaborado pelo Vice-Presidente da OAB/SP, Dr. Marcos da Costa, o manual traz perguntas e respostas sobre o processo eletrônico e a certificação digital, incluindo sites de interesse e a íntegra da Lei 11.419/2006.

Vale a pena conferir. Clique aqui para baixar.

Saudações,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

Filme Dreamscape: A morte nos sonhos

Filme “A Origem” é inspirado em clássico da década de 1980

Se você já viu o filme “A Origem”, com o ator Leonardo Di Caprio, é provável que tenha ficado maravilhado com os efeitos especiais utilizados. Melhor ainda se viu em Blu-ray!

 

Capa do filme A Origem

 

O filme conta a história de Cobb (Leonardo Di Caprio), especialista em extrair informações da mente das pessoas enquanto sonham. Cobb literalmente entra no sonho da pessoa e participa dele ativamente.

Ocorre que, pelos menos para mim, o filme peca na falta de imaginação ao mostrar os sonhos. Ora bolas, você sempre sonha tudo certinho? Claro que não … os sonhos são totalmente loucos, desordenados e inusitados! Enxergamos as coisas meio nebulosas, nossos sentidos se modificam, podemos voar, encontrar pessoas que já morreram, lutar artes marciais, acessar os nossos maiores medos que permanecem ocultos em nossa mente consciente, nossas frustrações e desejos, enfim, é um mundo paralelo ao real. Nesse sentido, “A Origem” é muito linear e não traz nada de novo, a não ser os maravilhosos efeitos especiais.

“Não traz nada de novo” porque é inspirado num clássico da década de 80, daqueles que eram os mais alugados nas videolocadoras ao lado de MAD MAX e tantos outros. Sim, VHS, meu caro, estou falando do filme “Dreamscape”, com o ator Dennis Quaid, que devia estar beirando os seus trinta anos de idade na época que foi filmado.

 

Filme Dreamscape: A morte nos sonhos

 

Nesse filme, tio de “A Origem”, Alex (Dennis Quaid) é um paranormal que também entra nos sonhos das pessoas e participa ativamente. Só que os sonhos são bem mais interessantes … temos o presidente dos E.U.A que é atormentado por uma iminente catástrofe nuclear, um menino que não quer dormir porque é aterrorizado por um monstro em seus sonhos, um cara que tem problemas sexuais e sempre sonha que sua mulher está o traindo, e o gran finale, em que Alex travará uma batalha com outro paranormal que conhece o seu maior medo.

Na época, o monstro que aterroriza o garoto impressionou a todos no quesito efeitos especiais, hoje em dia é tosco, mas ainda causa certo desconforto, estou falando do “homem cobra”.

Para quem já viu, vale a pena ver de novo, para quem não viu, vale a pena conferir …

…. agora em DVD ou você ainda tem aquele velho videocassete guardado?!

Bons sonhos para você :)

Abraços,

Rodrigo Marcos A. Rodrigues

Mais sobre o RIC (Registro Único de Identidade Civil): Lula e Marisa são os primeiros a receber

O RIC foi oficialmente lançado em 30 de dezembro de 2010, numa solenidade realizada no Ministério da Justiça. Nosso ex-presidente e sua esposa, Sra. Marisa, foram agraciados com os números RIC 001 e 002.

Lula não quis deixar esse gostinho para sua sucessora, Dilma, que ficou com o compromisso de tornar o RIC uma realidade em nosso país. Será que nossa presidenta já ganhou o seu?

Saudações,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

Caixa Econômica Federal (CEF) é a primeira AC a adotar software livre

A Caixa Econômica Federal (CEF) é a primeira Autoridade Certificadora (AC) a adotar o software livre para emissão de certificados digitais. Com isso, passa a utilizar tecnologia própria na emissão de certificados digitais da sua cadeia. 

A CEF é uma AC de 1º nível, abaixo apenas da AC Raiz. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também é uma AC, porém, de 2º nível, abaixo da Certisign. Esta, por sua vez, ainda não adotou o software livre na emissão de certificados digitais, permanecendo dependente do Sistema Operacional da Microsoft (Windows).

Saudações a todos,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

Máquina de escrever digital híbrida: Canon StarWriter 70

Máquina de escrever digital híbrida da Canon. Na evolução tecnológica está posicionada na transição entre a máquina de escrever eo Continue reading

Dicas para compra de um computador – Parte I – Memória (RAM)

Boa Noite a todos!

Este é o primeiro post de uma série aleatória, ao final dela você estará craque e o vendedor da loja vai fugir quando ver você entrando! :(  Pelo contrário, ele vai estender um tapete vermelho porque saberá que você quer qualidade e sabe o que está comprando. :)

Basicamente, um computador é formado de gabinete, placa mãe (motherboard), processador (CPU), memória (RAM), disco rígido (hard disk), fonte de alimentação, leitor\gravador de CD, teclado e monitor.

Pente de memória (RAM)
Pente de memória (RAM)

 A RAM é de grande importância para o funcionamento do computador, determinante para o seu desempenho. É responsável pelos programas em execução. Quando ligamos o computador, os programas são carregados na RAM e apagados quando desligamos, por isso é chamada de memória volátil.

Quanto mais memória RAM maior será o desempenho do computador. Alguns programas têm como pré-requisito uma quantidade mínima de RAM para rodar satisfatoriamente. Tendo em vista os programas mais utilizados atualmente, pode-se afirmar que a configuração mínima é de 2 GB.

Existe mais de uma tecnologia de memória, por isso é essencial verificar se a placa mãe (motherboad) suporta a tecnologia desejada. Atualmente, a tecnologia mais popular é a DDR2 e a mais avançada a DDR3. Placas mães antigas não suportam DDR2 e somente as mais atuais suportam DDR3. Esta tem maior taxa de transferência em MB/s do que a outra.

Devido a sua fisionomia, chamamos a memória (RAM) de “pente”. Existem várias capacidades de RAM no mercado, as mais populares são as de 1 GB e 2 GB. Além da capacidade da memória, temos também como fator determinante a velocidade que ela opera. Por exemplo, existem memórias DDR2 com velocidade de 800 MHz (clock – taxa dobrada) e memórias DDR3 com velocidade de 1333 MHz (clock – taxa dobrada). O mais importante é saber que toda placa mãe tem um limite de acesso que precisa ser verificado. De nada adianta instalar um pente de memória DDR2-1066 numa placa mãe que acessa até 800, o desempenho estará limitado à capacidade desta placa mãe que é 800 (400 MHz – clock real). O mesmo para a capacidade da placa em GB. 

Tabela exemplificativa (não exaustiva) com padrões de memória RAM:

Padrão (SDRAM) Capacidade Desempenho máx.
DDR 64 MB – 2 GB 400 MHz
DDR2 256 MB – 8 GB 800 MHz
DDR3 1 GB – 24 GB+ 1600 MHz ou superior

As fabricantes mais populares são Kingston e MarkVision.

É preciso também estar atento ao Sistema Operacional (SO) que está sendo utilizado. As versões do Windows 32-bits têm uma limitação física de 4 GB, portanto, de nada adianta instalar 8 GB num computador com um SO 32-bits instalado, a memória física excedente será descartada. Se a máquina tiver mais de 4 GB é essencial utilizar um SO 64-bits. O Windows Vista Starter é mais limitado ainda: 1 GB máx. de memória física. Esteja atento!

O assunto que abordei hoje fará parte do curso que ministrarei na Escola Superior de Advocacia (ESA): Curso de Peticionamento Eletrônico com Certificação Digital nos Tribunais, com início programado para o dia 10 de maio de 2011. Mais informações: http://www.oabsantos.org.br/conteudo.php?id=3206

Espero que tenham gostado do post.

Um grande abraço,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues