Dicas para compra de um computador – Parte I – Memória (RAM)

Boa Noite a todos!

Este é o primeiro post de uma série aleatória, ao final dela você estará craque e o vendedor da loja vai fugir quando ver você entrando! :(  Pelo contrário, ele vai estender um tapete vermelho porque saberá que você quer qualidade e sabe o que está comprando. :)

Basicamente, um computador é formado de gabinete, placa mãe (motherboard), processador (CPU), memória (RAM), disco rígido (hard disk), fonte de alimentação, leitor\gravador de CD, teclado e monitor.

Pente de memória (RAM)
Pente de memória (RAM)

 A RAM é de grande importância para o funcionamento do computador, determinante para o seu desempenho. É responsável pelos programas em execução. Quando ligamos o computador, os programas são carregados na RAM e apagados quando desligamos, por isso é chamada de memória volátil.

Quanto mais memória RAM maior será o desempenho do computador. Alguns programas têm como pré-requisito uma quantidade mínima de RAM para rodar satisfatoriamente. Tendo em vista os programas mais utilizados atualmente, pode-se afirmar que a configuração mínima é de 2 GB.

Existe mais de uma tecnologia de memória, por isso é essencial verificar se a placa mãe (motherboad) suporta a tecnologia desejada. Atualmente, a tecnologia mais popular é a DDR2 e a mais avançada a DDR3. Placas mães antigas não suportam DDR2 e somente as mais atuais suportam DDR3. Esta tem maior taxa de transferência em MB/s do que a outra.

Devido a sua fisionomia, chamamos a memória (RAM) de “pente”. Existem várias capacidades de RAM no mercado, as mais populares são as de 1 GB e 2 GB. Além da capacidade da memória, temos também como fator determinante a velocidade que ela opera. Por exemplo, existem memórias DDR2 com velocidade de 800 MHz (clock – taxa dobrada) e memórias DDR3 com velocidade de 1333 MHz (clock – taxa dobrada). O mais importante é saber que toda placa mãe tem um limite de acesso que precisa ser verificado. De nada adianta instalar um pente de memória DDR2-1066 numa placa mãe que acessa até 800, o desempenho estará limitado à capacidade desta placa mãe que é 800 (400 MHz – clock real). O mesmo para a capacidade da placa em GB. 

Tabela exemplificativa (não exaustiva) com padrões de memória RAM:

Padrão (SDRAM) Capacidade Desempenho máx.
DDR 64 MB – 2 GB 400 MHz
DDR2 256 MB – 8 GB 800 MHz
DDR3 1 GB – 24 GB+ 1600 MHz ou superior

As fabricantes mais populares são Kingston e MarkVision.

É preciso também estar atento ao Sistema Operacional (SO) que está sendo utilizado. As versões do Windows 32-bits têm uma limitação física de 4 GB, portanto, de nada adianta instalar 8 GB num computador com um SO 32-bits instalado, a memória física excedente será descartada. Se a máquina tiver mais de 4 GB é essencial utilizar um SO 64-bits. O Windows Vista Starter é mais limitado ainda: 1 GB máx. de memória física. Esteja atento!

O assunto que abordei hoje fará parte do curso que ministrarei na Escola Superior de Advocacia (ESA): Curso de Peticionamento Eletrônico com Certificação Digital nos Tribunais, com início programado para o dia 10 de maio de 2011. Mais informações: http://www.oabsantos.org.br/conteudo.php?id=3206

Espero que tenham gostado do post.

Um grande abraço,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>