Tela do jogo R-Type II para iPad

R-TYPE II para iPad

Clássico dos games de nave com tiro, R-TYPE II ganhou uma versão para iPad. A jogabilidade não e ruim, mas e preciso se acostumar a controlar a nave com a mão esquerda (pelo menos para mim, que sou destro). Há possibilidade de alternar o controle para um joystick virtual.

Particularmente, eu joguei mais o R-TYPE I no Master System da SEGA, tendo em vista que eu tinha esse console e cartucho na época em que foi lançado. Não há duvidas de que foi um game inovador em termos gráficos para aquele console de 8 bits.

R-TYPE se tornou sinônimo de jogo de tiro, deixando ansiosos os jogadores a cada final de fase, em que uma super nave alienígena aparecia pronta para destruí-los.

20140223-231522.jpg

Publicado com iPad 4

Wii Sports Resort

Comprei um Nintendo Wii black

Nintendo Wii Black

Nintendo Wii Black

Faz tempo que fiz uma promessa: não jogaria mais videogame.  Meu último console moderno foi o Super Famicom, versão japonesa do SuperNintendo (SNES). Aliás, pelo que lembro, o SNES não existia quando meu irmão trouxe o Super Famicom do exterior para mim.

Nintendo Super Famicom

Nintendo Super Famicom

É claro que dentro da minha coleção de micros clássicos, tenho alguns consoles como: Atari, Intellivision, MegaDrive Japonês e até mesmo o SNES. Ocorre que os tenho, para em momentos raros, ligá-los e curtir um pouquinho esses vintages, assim como curto, em momentos raros, revisitar algumas games que eu jogava no Apple II e no PC IBM PC XT/AT. Outro detalhe é que adquiri esses consoles há alguns anos, os que tive na década de 1980 e logo no início da década de 1990, fora vendidos ou doados.

Minha promessa foi cumprida durante anos …

Recentemente, meu filho completou um ano e meio. Venho observando a aptidão dele para os eletrônicos. Tenho uma TV 3D com um controle remoto que ele adora apontar o ícone na tela. Dai surgiu a ideia de comprar o Wii, para que ele pudesse interagir com os jogos. O danado também adora mexer no meu iPhone, mas  não é por isso que vou dar um para ele :)

Um jogo que estava na minha mira e adquiri junto com o console foi o Wii Sports Resort, especialmente por causa do Air Sports – Island Flyover. Trata-se de um jogo de um aviãozinho que fica sobrevoando uma ilha, achei ideal para ele iniciar.

Wii Sports Resort

Wii Sports Resort

Já jogamos algumas vezes: seguro a mão dele e movemos juntos o controle para direcionar o aviãozinho no voo, isso quando ele para de apertar os botões que sempre nos levam para o menu principal, pausando o game … rs

O vídeo abaixo foi publicado por um usuário do Youtube, que exagera muito nas piruetas e firulas. o bacana é fazer um voo mais tranquilo.

A ideia é usar a tecnologia para estimular os sentidos dele, além de entretê-lo, mas prefiro que ele continue brincando com os carrinhos, a bola, o cavalinho de balanço, o livro musical, os brinquedos de encaixe … há muito o que ser explorado e descoberto no mundo real, palpável, em que a tecnologia faz parte mas não predomina.

Saudações,

Rodrigo – evoltecno

Revista Jogos 80

Gostaria de indicar uma revista eletrônica brasileira que aborda a história dos games e consoles clássicos da década de 1980, na minha opinião, de forma magistral, pois é feita por pessoas que vivenciaram a época e entendem do assunto.

A revista, que está na sua décima edição, chama-se “Jogos 80″ e pode ser baixada no formato PDF em seu site oficial: http://www.jogos80.com.br/

Law of the West

Um dos editores é autor do livro “1983: O ano dos videogames no Brasil”.

A décima edição conta com entrevistas inéditas, como a concedida por um dos ex-sócios da extinta “Bit Eletrônica”, que fabricava o console brasileiro “Top Game”, o qual, incrivelmente, antecedeu a chegada oficial do Atari 2600 no Brasil, pela Polyvox.

Outra abordagem dessa recente edição, que me trouxe boas lembranças, foi ao game “The Law of the West”. Joguei muito este jogo no meu Apple II, era sensacional para a época.

Saudações  de

Evoltecno.

Fã recria introdução do game Out of This World (Another World) com personagem real

Out of This World, um dos meus games clássicos preferidos, foi homenageado por um fã que recriou sua introdução com a participação de um personagem real. Muito legal, vale a pena conferir.

 

 

Palestra: OAB E A DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA

No próximo dia 26 de abril, às 19 horas, será realizada a Palestra OAB E A DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA, cuja organização é da Comissão de Ciência e Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo.
Clique aqui para acessar a programação e mais informações. Saiba mais sobre a dependência tecnológica neste post do Blog.

Propaganda antiga do Phantom System

O Phantom System foi um videogame fabricado pela Gradiente no final da década de 80, compatível com o Nintendo de 8 bits.

Sua campanha de marketing incluiu uma propaganda veiculada na TV, a qual foi um sucesso entre as crianças.

Veja o vídeo:

Novas caixas de micros e videogames antigos

Nasceram novos filhos do colecionador Claudio Moisés:

Intellevision

https://picasaweb.google.com/113041461273548964908/CaixaDePapelaoIntellivision?authkey=Gv1sRgCKqj4PeB_cW3qgE&feat=email#

CP 200S

https://picasaweb.google.com/113041461273548964908/CaixaDePapelaoCP200S?authkey=Gv1sRgCLGct_3B5oS1qAE&feat=email#

Veja a relação completa neste post.

chessmaster

Chessmaster 2000 vs. Evoltecno – em breve no octógono do Apple II

Now! … Play World Class Chess!

The Chessmaster 2000 … the most powerful computer chess programa in the world today – and the friendliest! (1986)

The Finest Chess Program in the World

Jogar xadrez é fascinante, faz tempo que não jogo, mas ainda tenho esperanças de voltar a jogar contra o meu principal oponente na década de 80: “Chessmaster 2000″.

Trata-se de um jogo de xadrez para computador, naquela época uma novidade pelo fato de enfrentarmos um oponente virtual, dotado de Inteligência Artificial (IA).

O Chessmaster 2000 foi lançado em 1986 e ultrapassou 100.000 cópias vendidas no mundo. Apple II, Commodore 64 e Atari XL foram alguns dos micros que tiveram suas versões, posteriormente os próprios PC IBM XT/AT e compatíveis. Ainda hoje, o Chessmaster permanece em edições mais avançadas para computadores e videogames.

Uma das coisas bacanas desse jogo é o modo “professor”, em que o Chessmaster mostra todas as possibilidades de movimento da peça no tabuleiro. Outra é o modo “dica”, em que o Chessmaster sugere uma jogada.

Pretendo encarar meu adversário novamente, no estilo clássico, nada de emuladores …

Ligarei o meu Apple II, fabricado na década de 80, sim, o mesmo micro que Wozniak e Jobs projetaram em uma garagem no ano de 1977, porém com algumas melhorias.

Mas antes, precisarei abrir o envelope do jogo que contém o(s) disquete(s) de 5 1/4″, lacrado há mais de 20 (vinte) anos. Isso que vai ser legal … veja a imagem abaixo …

 

chessmaster

Chessmaster 2000 lacrado – frente do envelope

 

chessmaster

chessmaster

:D

Filmarei o início desse embate sem data para acontecer. Prometo enviar o vídeo para o canal do Blog no Youtube …

Abraços, Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues