Gráfico do Polar Flow

Monitorando a frequência cardíaca com o Polar H7

Sensor de frequência cardíaca

Sensor de frequência cardíaca da marca Polar

O Polar H7 é um acessório que pode ser utilizado em conjunto com a pulseira monitora de atividades da Polar. Seu formato é de uma cinta peitoral, que possui eletrodos embutidos, onde no centro é conectado o dispositivo transmissor que monitora a frequência cardíaca. Funciona com uma bateria não recarregável.

Os dados são enviados por bluetooth à pulseira que exibe no visor os batimentos cardíacos. Ao final do treino, bastar conectar a pulseira ao computador ou ao smartphone, através da porta USB ou bluetooth, respectivamente.

Pulseira da Polar

Pulseira da Polar recebendo os dados transmitidos pelo sensor de frequência cardíaca H7

O software Polar Flow fará a analise dos dados, exibindo gráfico com a a frequência mínima, média  e máxima durante o treino, além de outros dados analíticos.

Gráfico do Polar Flow

Gráfico analítico da minha frequência cardíaca monitorada com o Polar H7 durante um uma corrida de 10 Km.

Particularmente, eu não tinha ideia do benefício de monitorar a frequência cardíaca durante o treino, até começar a utilizar o H7. Monitorando a frequência é possível descobrir como está o seu condicionamento físico, controlando em tempo real a atividade para atingir a  “zona alvo” do seu ritmo cardíaco ideal.

Até a próxima corrida,

Rodrigo – evoltecno

Drone

Os drones viraram uma febre

Os “drones” (aeronaves não tripuladas) viraram uma febre.

Drone

Drone equipado com câmera digital que faz fotos e vídeos durante o vôo

Eles vêm sendo utilizados para as mais diversas finalidades, que não a militar, algumas interessantes, já outras totalmente sem graça e inúteis. Das interessantes, cito como exemplo um projeto (AirDog) em que o “drone” segue o praticante de esportes radicais nos terrenos mais inóspitos e inacessíveis, conseguindo filmar tomadas aéreas exclusivas do esportista. Confira o vídeo abaixo:

Do rol dos sem graça e inúteis, um projeto em que o “drone” é equipado com uma arma de choque paralisante:

 

 

Pulseira de arividades

Pulseira monitora de atividades

As pulseiras de atividade são uma excelente ferramenta para manter e também melhorar o condicionamento físico, monitorando as atividades diárias.

Possuo uma da marca POLAR, adquirida recentemente.

Pulseira de arividades

Pulseira monitora de atividades da marca Polar

A pulseira possui vários sensores que contabilizam a quantidade de calorias queimadas e o número de passos dados no dia, marcando o tempo e exibindo um gráfico de como estão suas atividades diárias. Na medida em que as atividades são desenvolvidas, o gráfico vai sendo preenchido até sua meta diária ser atingida com a exibição da palavra “GOAL” no visor.

O visor informa quanto tempo de treino falta para atingir sua meta, a partir da intensidade da atividade física a ser desempenhada: JOG (intensa, como uma corrida), WALK (moderada: caminhada) e UP (leve, como as que são feitas domesticamente).

Essa meta é criada com informações que você disponibiliza ao software, no meu caso o Polar Flow, que tem a ver com o seu perfil: você fica sentado a maior parte do dia? é uma das perguntas do software. Dados como altura, peso e idade devem ser fornecidos.

A pulseira sincroniza com o software do computador, através de um cabo USB, e com aplicativo do iPhone, através da conexão sem fio bluetooth.

Tela Polar FLow

Tela do software Polar FLow

A pulseira não possui GPS, mas a conexão BLUETOOTH possibilita a integração com o GPS do smartphone. A utilização do GPS torna mais interessante o acompanhamento das atividades, pois permite medir os quilômetros percorridos e a velocidade nos treinos aeróbicos, além de marcar o percurso percorrido no mapa e compartilhar com esportistas do mundo inteiro.

Há um acessório opcional para monitorar a frequência cardíaca durante o treino, o Polar H6 ou o H7, uma cinta peitoral que conecta-se por bluetooth com a pulseira.

Sensor de frequência cardíaca

Sensor de frequência cardíaca da marca Polar

As pulseiras que monitoram atividades são bem legais para acompanhar o treino e só perdem para os relógios com GPS integrado, como o V800 da Polar (investimento mais alto).

Saudações,

Rodrigo – evoltecno