CNH-e

Como obter sua CNH digital

CNH-e

Para obter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital basta que sua CNH em papel tenha sido expedida a partir de maio de 2017.

Verifique se na parte interna de sua carteira está impresso o QR-Code. Caso positivo, dirija-se ao posto do Detran SP ou ao Poupatempo de sua cidade para fazer presencialmente o cadastro, munido de um documento de identidade original, ou, se possuir um certificado digital do tipo e-CPF, acesse portalservicos.denatran.serpro.gov.br e entre na página de serviços para fazer o cadastro.

Se sua CNH em papel não possuir o QR-Code impresso, peça uma segunda via.

Ao finalizar o processo de cadastro, baixe o aplicativo (app) da CNH Digital (Serpro) para celulares nas lojas da Playstore (Android) ou AppStore (iOs), e configure-o com seu login (CPF) e sua senha de acesso ao Portal do Denatran. Digite o código de ativação anteriormente gerado (Portal Denatran). O aplicativo irá pedir para você criar um PIN (senha de 4 dígitos), que deverá ser utilizada para acesso à e-CNH.

A e-CNH tem o mesmo valor legal do que a impressa.

Acesse o portal da Serpro para obter mais informações sobre a CNH Digital: https://servicos.serpro.gov.br/cnh-digital/

Navegador Opera

Alternativa de acesso ao peticionamento eletrônico do STF

Uma alternativa aos navegadores Google Chrome, Internet Explorer e Firefox no acesso ao peticionamento eletrônico do Supremo Tribunal Federal (STF) é o navegador Opera.

Baixe aqui o navegador.

Eu tive problemas há alguns dias na visualização do processo e peticionamento eletrônico com os navegadores acima citados e, em contato com o suporte do STF, fui orientado a utilizar o Opera, o qual funcionou perfeitamente.

Fica a dica.

img_4697.jpg

Museu da Imagem e do Som de SP: Steve Jobs, o visionário – Parte 2

Telão de uma das salas do evento que contava com um iPad para acesso a informações, como o número de Apples II vendidos no ano de 1980

Sala com diversas fotos capturadas de Jobs pelo fotógrafo Jean Pigozzi

Entre o lendário Apple I e o Apple II

 

Apple I, o início de tudo

Apple I, a pedra fundamental

A

Apple II, o primeiro sucesso comercial de vendas

img_4572.jpg

Museu da Imagem e do Som de SP: Steve Jobs, o visionário – Parte 1

Fachada do Museu da Imagem e do Som (MIS), que apresentou a exposição: Steve Jobs, o visionário

Linha do tempo

Se ligue, sintonize e caia fora

Steve Jobs vs. Bill Gates

Janis Joplin está entre as cantoras preferidas de Jobs

 

Steve Jobs vs. John Sculley

adobe-acrobat-dc-–-pdf-reader-41-535x535

Processo eletrônico: Como resolver problemas na abertura de PDFs com o Acrobat Reader DC

Caso você esteja com problemas na visualização de arquivos PDF oriundos dos tribunais, utilizando a versão mais recente do Acrobat Reader DC, uma alternativa é fazer o downgrade deste software, ou seja, desinstalar a versão mais recente e instalar uma mais antiga.

Particularmente, eu curtia mais a plataforma do Adobe Reader, cuja última versão que encontrei disponível para download no repositório oficial da Adobe foi a 11.0.10.

Para baixá-la, acesse: ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/reader/win/11.x/11.0.10/en_US/

Desinstale o Acrobat Reader DC antes de instalar essa versão mais antiga. Não esqueça de desabilitar a atualização automática do software durante a instalação.

Repito o que já informei no meu post anterior: a utilização de versões mais antigas é sempre um risco para segurança de seu computador.

Governo Federal disponibiliza aplicativos gratuitos para dispositivos móveis

O Governo Federal está com uma base de aplicativos gratuitos para dispositivos móveis muito interessante, segmentada por categoria, órgão e plataforma, que pode ser acessada pelo portal: www.aplicativos.gov.br

 

Tela do CheckPlaca

Tela do CheckPlaca

O órgão do Ministério da Justiça, por exemplo, disponibiliza o aplicativo Sinesp Cidadão para iOs (iPhone e iPad) e Android (Samsung Galaxy e outros), por meio do qual é possível, através do módulo “CheckPlaca”, consultar a situação de um veículo automotor na base nacional de dados do DENATRAN.

Ao fornecer a placa do veículo, o aplicativo informa se o automóvel possui algum problema, como registros de roubo. Se a situação do automóvel for regular, aparece a mensagem: “SITUAÇÃO LEGAL”. 

Além disso, o aplicativo exibe informações sobre a marca e modelo do carro, motorização, tipo de tração e câmbio, ano de fabricação e do modelo, cor, cidade que foi licenciado e os  5 (cinco) últimos números do chassi. Todas essas informações são importantes para que se possa identificar eventual clonagem da placa consultada.

Saudações,

Rodrigo – evoltecno

Processo eletrônico: Avaliação do scanner Kodak i940 – Parte 1

Com referência ao publicado aqui no Blog, no último dia 18/06/2013, a partir de agora inicio a divulgação do material produzido com a avaliação dos scanners da Kodak, na sede da empresa Netscan.

O primeiro avaliado é o ScanMate i940. Este modelo é o mais em conta da linha oferecida aos advogados, por meio do convênio com a CAASP. Seu preço promocional é de R$ 989,00 à vista.

Scanmate i940

O i940 digitaliza até mesmo carteiras de identidade, porém, faz-se necessário alterar a chave de seleção para digitalização deste tipo de documento. Em outras palavras, não é possível digitalizar, na mesma operação, uma sequência de documentos no tamanho Ofício e/ou A4, em que se alterne carteiras de identidade e outros documentos de espessura similar.

Este modelo avaliado é menor do que aparenta ser nas publicidades. É bem portátil, o que não significa ser sinônimo de eficiência, mas tão somente economia de espaço numa estação de trabalho.

O Software “SmartTouch”, que acompanha o produto, tem um atalho interessante, acessível no rodapé da área de trabalho do Windows (Barra de ferramentas), com  padrões de digitalização pré-configurados, o que aparenta ser de grande utilidade no dia a dia do escritório.

Digitaliza o documento diretamente para o formato PDF, alcançando bons resultados no tamanho final do arquivo, o que é de extrema importância em face da limitação dos sistemas utilizados pelos tribunais, mas, diferentemente dos outros modelos da marca, não possibilita manipular uma sequência de documentos digitalizados para a formação de  PDFs distintos. Explicarei com mais detalhes na Parte 2 da avaliação.

Assista o vídeo de funcionamento do ScanMate i940, produzido na sede da Netscan, em Alphaville, SP:

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues – evoltecno

Visite os novos canais de internet do editor do Blog >Evolução Tecnológic@_: http://www.rodrigomarcos.adv.br e http://www.twitter.com/blogdoadvogado

Processo eletrônico: Avaliação dos scanners da KODAK

Estive reunido com o pessoal da empresa parceira da KODAK no Brasil (Netscan), conveniada à CAASP, para fazer uma avaliação dos principais modelos da marca que estão sendo oferecidos aos advogados.

Em breve, divulgarei o resultado da avaliação aqui no Blog.

Confira algumas fotos do encontro:

Reunião com a parceira da Kodak no Brasil

Da esquerda para Direita, Luiz Alberto Warth (Depto. comercial), Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues (Autor e Editor do Blog >Evolução Tecnológic@_), Cláudio Liciardi (Diretor) e Rudyard Zanella (Gerente de Vendas e Marketing – SP)

Modelos de scanners avaliados na Netscan

Da esquerda para direita, os modelos i940, SS500 e i2400.

Encerramento da primeira turma de 2013 do curso de processo eletrônico na ESA/Guarujá

Ministrei ontem, no núcleo de Guarujá da Escola Superior de Advocacia, a última aula da primeira turma de 2013 do Curso de Peticionamento Eletrônico com Certificação Digital nos Tribunais.  Em breve serão abertas inscrições para uma nova turma, fiquem ligados.

Parabenizo os alunos pelo curso completado, desejando uma excelente adaptação ao processo eletrônico. Parabenizo, ainda, o Dr. Gustavo Capociama e toda a Diretoria da OAB/Guarujá. Vamos em frente, com otimismo e perseverança! A evolução tecnológica nunca cessa!

Turma do Curso de Peticionamento Eletrônico