Primeira página da rede mundial de computadores permanece até hoje no ar

Há cerca de 21 anos atrás foi publicada a primeira página da World Wide Web (WWW) por Tim Berners-Lee, com a utilização do protocolo HTTP e um servidor de internet.

O curioso é que ela permanece até hoje no ar: http://www.w3.org/History/19921103-hypertext/hypertext/WWW/TheProject.html

Outra curiosidade é que Berners-Lee utilizou um computador da empresa NeXT para criar a página.

Para quem não sabe ou não se lembra, a NeXT foi a empresa que Steve Jobs montou após sair da Apple no ano de 1985.

Até o próximo post,

Rodrigo – evoltecno

O website que foi o ponto de encontro dos alunos que cursavam Direito na Universidade Santa Cecília

Antes de advogar, eu trabalhava numa firma própria que desenvolvia e hospedava websites dinâmicos na internet. Idos tempos, em que o Google ainda não existia e o comércio eletrônico era algo incipiente.

Calma, não sou tão velho assim, apesar de ter mexido com muitas máquina na década de 1980 que atualmente são peças de museu. É que a evolução tecnológica dos computadores avança numa velocidade estonteante.

Mas retornando a esses idos tempos, por volta de 1997-2001, lá estava eu, um estudante de Direito com a mente fervilhando, conectada às inúmeras possibilidades que a internet poderia oferecer.

E relembrando desse início, interconectado ao Direito e à Informática, um projeto me veio à mente: o desenvolvimento e manutenção do website não-oficial do curso de Direito da minha Universidade, cujo domínio era: www.direitounisanta.com.br.

Não se tratou de um projeto profissional, ou seja, eu não ganhava dinheiro com ele. Durante um período em que o website ficou no ar, o Centro Acadêmico ajudou a angariar alguns patrocínios que mantiveram a hospedagem em dia.

Mas o bacana mesmo foi que o site bombou, era visitado não somente por alunos da Universidade que cursei, mas, também, por alunos de outras Universidades e cursos. Virou um ponto de encontro.

O sucesso do website não foi algo casual, a programação dele era bem avançada para a época e o conteúdo, de interesse dos estudantes, altamente dinâmico. Programei o site em ASP com banco de dados e montei parte da estrutura em flash.

O site possuía várias seções e o conteúdo era de responsabilidade do presidente do Centro Acadêmico. Uma delas (seções), com link para a página principal, chamava-se: “Quentinha da semana”. Por meio de uma página administrativa que desenvolvi (login e senha), um colega meu alimentava essa seção do site, destilando o seu veneno ao narrar algum acontecimento que ocorrera durante a semana na faculdade. Era a “quentinha”.

Outra seção de sucesso era o “Mural da Galera”. Por meio desta página, os visitantes se expressavam livremente, protestando, xavecando, marcando encontros e dando notícias. É claro que não demorou para que surgissem problemas de ordem jurídica, no então incipiente mundo da internet. Volta e meia, eu era abordado nos corredores da faculdade por pessoas que sentiam ofendidas com algo que fora postado. Era tudo muito novo, as redes sociais estavam em formação. Não existia Orkut, Facebook ou Twitter … os comunicadores instantâneos estavam em alta (quem lembra do ICQ?)

Mais uma seção de sucesso do site foi a galeria de fotos das baladas. Eu tinha uma câmera digital, praticamente um “gadget” na época. Acho que a resolução máxima dela era de 640 x 480 pixels e a memória de 32 MB … rs. Eu emprestava a câmera para que as fotos fossem feitas, quando não, eu mesmo fazia as fotos.

O site contava, ainda, com a publicação das notas bimestrais e de comunicados de interesse dos alunos, seleção de links úteis sobre Direito, possibilidade de se associar ao Centro Acadêmico etc.

Depois que me formei, acho que mantive o site mais alguns anos no ar, mantendo contato com o novo presidente do C.A. na época.

Para matar a saudade daqueles estudantes, publico, logo abaixo, um pedacinho da estrutura desse website que marcou uma época:

Caso você tenha alguma história relacionada com esse website ou tenha o visitado quando estava no ar, deixe seu comentário.

Abraços,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues – evoltecno

Site da empresa 2Advanced Studios

Antes de advogar, na época em que eu trabalhava com webdesign e programação, fiz muitos sites em flash. Quando bem trabalhado, pode se tornar uma excelente ferramenta visual. Um site que sempre admirei foi o da empresa 2Advanced Studios, em especial a Versão 5. Navegue e confira o visual futurista desta versão que inclui belas imagens criadas por software gráfico, acesse: http://v5.2a-archive.com/

Saudações, Rodrigo Marcos