Unitron Apple II

Mais um micro de 8 bits entrou para minha coleção: Unitron Ap II

Minha coleção de computadores antigos ganhou mais um integrante: Unitron Ap II.

Unitron Apple II

 

 

Havia me deparado com um Unitron Ap II não faz muito tempo, até cheguei a postar uma foto e falar um pouco sobre ele neste link. Porém, o modelo que peguei não tem teclado inteligente, em razão de ser o primeiro modelo lançado.

Infelizmente chegou com a tampa de acrílico quebrada. Os Correios não têm cuidado algum com as encomendas e a pessoa que me vendeu não embalou adequadamente.

 

 

Unitron Ap II - tampa quebrada

Como disse no post anterior, esse modelo é compatível com a linha de microcomputadores Apple II, fabricado pela empresa brasileira Unitron na década de 1980. Acredito que tenha sido o micro mais popular entre os compatíveis do Apple II que eram fabricados no Brasil.

Revisitando um pouco meus posts anteriores, para quem me lê sem noção do que representou a linha de microcomputadores Apple II na evolução tecnológica dos computadores, pode-se dizer que foi o primeiro computador pessoal de sucesso do mundo, cujas primeiras unidades foram fabricadas na garagem da casa dos pais de Steve Jobs, no ano de 1977.

Naquela época (final da década de 1970), existiam outros micros concorrentes, como o Commodore Pet, mas o Apple II superou todos porque tinha uma capacidade incrível de expansão, além do fato de ter um drive de disquetes projetado especialmente para o micro (Disk II), em idos tempos da utilização de fitas cassetes para o armazenamento de dados.

Commodore Pet

Commodore Pet

 

Em comparação com os E.U.A. e outros países, o Brasil estava com uma defasagem de alguns anos do que era novidade lá fora. Para se ter uma ideia, quando o Unitron Ap II e outros micros de 8 bits decolaram no Brasil, a então Apple Computers Inc. já havia lançado o Macintosh e a IBM sua linha de computadores pessoais. Essas duas linhas de microcomputadores somente viriam a habitar o lares domésticos brasileiros no final da década de 1980, início na década de 1990, ainda assim na mão de poucos privilegiados, situação que somente viria a  ser modificada com o final da reserva de mercado no Brasil.

4 thoughts on “Mais um micro de 8 bits entrou para minha coleção: Unitron Ap II

  1. Tenho guardado um UNITRON II. Não ligo há muito tempo. Até a Nota Fiscal de compra tenho. Um dia destes vou desembrulha-lo w ver como está.

    Depois relato o que aconteceu…

  2. Olá! Tenho um Unitron ap 2 funcionando, porém não tem HD e sim um disco floppy com jogos e com nome de uma família que desconheço, ganhei de um professor de informática há uns 4 anos.
    Será que consigo vende-lo?
    Grato
    sem mais,
    Rodrigo.. 19 9758 0541 9327 9080…

  3. Eu tive um desses, foi alegria total quando consegui comprar, tinha feito um programa com 3200 linhas em basic sem computador pra testar, e foi justo neste micro que digitei e funcionou beleza. Saudades daqueles tempos, dos clubes de usuários, dos incontáveis passeios pela Santa Ifigênia.
    Olha, doeu em mim ver esse gabinete quebrado. REVOLTANTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>