img_4697.jpg

Museu da Imagem e do Som de SP: Steve Jobs, o visionário – Parte 2

Telão de uma das salas do evento que contava com um iPad para acesso a informações, como o número de Apples II vendidos no ano de 1980

Sala com diversas fotos capturadas de Jobs pelo fotógrafo Jean Pigozzi

Entre o lendário Apple I e o Apple II

 

Apple I, o início de tudo

Apple I, a pedra fundamental

A

Apple II, o primeiro sucesso comercial de vendas

img_4572.jpg

Museu da Imagem e do Som de SP: Steve Jobs, o visionário – Parte 1

Fachada do Museu da Imagem e do Som (MIS), que apresentou a exposição: Steve Jobs, o visionário

Linha do tempo

Se ligue, sintonize e caia fora

Steve Jobs vs. Bill Gates

Janis Joplin está entre as cantoras preferidas de Jobs

 

Steve Jobs vs. John Sculley

Apple I

Itens antigos da Apple Inc. continuam valorizados

Apple I

Apple I: primeiro microcomputador pessoal fabricado pela empresa Apple, ainda na garagem da casa do pai de Steve Jobs

E para quem pensava que a valorização de itens antigos da Apple era apenas euforia causada pela morte de Jobs, confira o valor que atingiu o último leilão do Apple I: US$ 905,00 mil (aproximadamente R$ 2,2 milhões).

 

Unitron MAC 512 - MCI

Mais um exemplar do Unitron MAC 512 encontrado

O lendário Unitron MAC 512 é um dos microcomputadores mais cobiçados pelos colecionadores, porque além de ser um ícone da reserva de mercado que vigorou no Brasil,  sua comercialização sequer chegou a ser autorizada.

Restaram pouquíssimos exemplares.

Dois deles ficaram com a empresa norte-americana Apple, e não se sabe o fim que foi dado a eles. Numa pesquisa que ajudei a fazer em lista de discussões de micros clássicos no Brasil, foram identificados 7 (sete) exemplares, sendo que um deles faz parte da minha coleção.

Foi uma grata surpresa ter conhecimento da existência de mais um exemplar, mesmo que incompleto. O micro em questão foi doado para o Museu da Computação e Informática – MCI.

Unitron MAC 512 - MCI

Exemplar do Unitron MAC 512 n. série: 70073 – MCI

O MCI tem uma página no Facebook, por meio da qual é possível conferir os micros de seu acervo em exposição: https://www.facebook.com/mci.org

 

Matéria com Ayrton Senna mostra irmão manuseando um micro Sinclair ZX81

Nessa matéria sobre o Ayrton Senna, feita pela Rede Globo no ano de 1983, é possível ver o irmão do piloto manuseando um microcomputador britânico Sinclair ZX81, que fez muito sucesso na Europa do início daquela década.

Museu dos microcomputadores e terminais fabricados pela empresa brasileira Scopus

Por volta de 1 minuto e 30 segundos do vídeo, aparece o MICROengenho2 da Spectrum, que faz parte da minha coleção pessoal de microcomputadores antigos. Publicarei um post específico sobre ele, com fotos e outras informações.

XI Encontro Nacional Apple II

Participei do XI Encontro Nacional Apple II, em São Paulo, realizado no último dia 4 de maio de 2013. Foi uma oportunidade para conhecer pessoalmente outros amantes do Apple II, ver algumas raridades e trocar informações sobre os micros clássicos.

O encontro foi realizado num espaço cedido pelo Rilker, que está montando um museu do computador e pretende inaugurá-lo até a Copa do Mundo.

A energia estava muito boa, todos antenados com a retrocomputação, tinha até alguns amantes do MSX infiltrados .. rs

Acabei não levando os meus Apples II, preferi levar alguns micros e peças de outros fabricantes para a seção de trocas/vendas, mas no próximo encontro levarei o melhor de todos os clássicos.

Interessante foi que encontrei lá um outro proprietário do famoso Unitron Mac 512.

Alguns micros expostos no encontro:

Laser 3000

Este é raro de se ver. Um micro lançado em 1983 que executa programas do Apple II.

Omega MC 400

Vivendo e aprendendo. Um Apple II (compatível) brazuca, que nunca tinha visto, chamado “Omega MC 400″. Bastou abrir a tampa para descobrir que era um Discmac.

Franklin Ace 1000

Este também é raro de se ver. Um Apple II compatível, pirata como tantos outros, mas o fabricante não escapou de ser processado pela Apple.

Sharp MZ-700

Micro alienígena muito bonito e bem conservado, foi levado pelo entusiasta Mauro Xavier, que chegou a fazer um post completo sobre a maquininha em seu Blog: http://www.casadosnerds.com.br/?p=2736.

Participantes do encontro:

Havia muitos participantes, gravei a fisionomia da maioria, mas nem todos consigo aliar ao seu nick ou nome, bem como não consegui fazer fotos com todos. Lembro do José Ferro, Lisias, Mauro Xavier, Kim, Cauã, Eduardo Luccas, Garret, Rilker, Ricardo Wilmers, Daniel e por ai vai …

Com Garret no XI Encontro Apple II

Evoltecno com Garret, autor do livro: “1983: o ano dos videogames no Brasil” e “1984: a febre dos videogames continua”, no XI Encontro Apple II

Evoltecno com Daniel Ravazzi (Fractal2000)

Evoltecno ao lado do colecionador Daniel Ravazzi (um dos poucos que tem um exemplar do Unitron 512 MAC).

Reconheci o Daniel de uma reportagem antiga que tinha visto com ele:

É isso ai, num próximo post publico mais algumas fotos do encontro …

Saudações,

Evoltecno