War Games

Jogos de Guerra (War Games): o filme

wargames_deptodefesaJogos de Guerra (War Games) é um filme lançado no ano de 1983, que conta a história de um adolescente norte- americano, em plena guerra fria, que acessa acidentalmente do seu quarto, por meio de um microcomputador (IMSAI 8080) e uma linha discada analógica, o novo supercomputador (WOPR) da inteligência militar norte-americana, que acabara de substituir dois humanos na tão temida decisão de disparar o arsenal atômico no caso de um iminente ataque nuclear por parte da extinta União Soviética.

 

War Games - o protagonista do filme com seu computador IMSAI

Protagonizado pelo ator Matthew Broderick, o mesmo que fez o papel de Ferris Bueller´s no lendário filme “Curtindo a vida adoidado”, o filme se tornou um marco no que se refere às primeiras aparições da figura de um hacker no cinema, entrando para o rol de filmes que contam a história da evolução tecnológica da computação pessoal.

 

Jogos de Guerra é um clássico dos anos 80 e como tal está carimbado com toda a atmosfera que reinava na época, sendo difícil de ser compreendido por quem não a vivenciou.

 

War Games - imagem do WOPR extraída do filme

 

 

War Games - inserindo o disquete de 8" na unidade de disco IMSAIDetalhe interessante é que o computador do personagem é um IMSAI, que utiliza o processador Intel 8080, o mesmo do revolucionário MITS Altair 8800, percursor da computação pessoal. Na realidade, o IMSAI é um clone do Altair melhorado, que permaneceu mais tempo no mercado. O micro do garoto está equipado com uma unidade de disquete removível de 8″, a mesma descrita neste post, aliás o primeiro post deste Blog.

 

 

Vale a pena rever esse clássico VHS, na versão lançada em DVD. Eu revi e não me arrependi.

 

Foto DVD War Games

Saudações, Rodrigo – Evoltecno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>