Precursor dos microcomputadores pessoais: Altair 8800

Hoje em dia nos maravilhamos em poder usufruir de uma experiência multimídia com o computador, operando sistemas amigáveis, assistindo vídeos pela internet e muito mais.

Mas você sabe como tudo começou?

No início, os computadores eram máquinas monstruosas que ocupavam salas inteiras e nem por isso tinham uma grande capacidade de processamento, pelo contrário, o relógio de pulso que usamos hoje em dia provavelmente tem mais capacidade que aquelas antigas máquinas, nossos celulares nem se diga, não dá para comparar.

Foi na década de 1970 que surgiu o primeiro microcomputador comercial, mais especificamente no ano de 1975. Ele se chamava Altair 8800 e seu cérebro era o então novo chip 8080 da Intel. Dê uma olhada na belezinha abaixo:

Altair 8080

Ele não tinha tela, teclado e software! A interação com a máquina era através de chaves de comandos e luzes no painel.

O termo “micro” surgiu da miniaturização dos componentes eletrônicos do computador, em especial do processador, que possibilitou a fabricação de computadores menores, que passaram a ser chamados de microcomputadores. Na década de 1980, considerada como marco inicial da “era da informática”, não chamávamos nossas máquinas pessoais de computadores, como chamamos hoje em dia, chamávamos de microcomputadores até porque ainda eram sinônimos de computadores domésticos e ainda coexistiam com os computadores maiores.

Nos dias atuais não chamamos mais nossas máquinas de microcomputadores porque o tamanho delas não influencia mais na capacidade de processamento, nossas máquinas são tão poderosas quanto os monstros que as antecederam, são computadores e ponto final. Obviamente, não podemos confundir nossos computadores com os supercomputadores atuais e certos mainframes, que são fabricados para atender um nicho específico.

Uma outra curiosidade do Altair 8800 foi ter sido o ponto de partida do Bill Gates para criação da empresa Microsoft. Mas isso já é uma outra história …

Saudações,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>