Informações desconhecidas no painel de assinatura

Checando a validade da assinatura digital com o Adobe Reader

A Dra. Márcia Boettger me enviou uma dúvida por e-mail muito pertinente, que tem a ver com a verificação da assinatura digital lançada no documento eletrônico. Segue a dúvida e o esclarecimento a seguir.

“Baixei o aplicativo “assinador digital” do TJ/RJ, porém me causou estranheza a seguinte mensagem que aparece no documento já assinado digitalmente: Ao menos uma assinatura apresenta problemas, conforme tela abaixo:”

Mensagem exibe problema com a assinatura digital

“Ao clicar no painel assinaturas há várias informações como desconhecidas:”

Informações desconhecidas no painel de assinatura

“Quanto ao mesmo aplicativo disponibilizado pelo STF, observei que o programa não é baixado no meu computador, mas apenas on-line. Ainda, além de constar validade desconhecida, o mesmo arquivo acima assinado digitalmente disponibiliza um símbolo de interrogação e ao manter o cursor sobre o mesmo aparece a seguinte mensagem: Identidade desconhecida do certificador, conforme tela abaixo:”

Validade desconhecida

“Já verifiquei o meu certificado no site da Certisign, estando tudo em ordem. Não obstante, liguei para o Suporte que confirmou não haver problemas, inclusive orientando-me a testá-lo no site da Receita, o que foi feito sem quaisquer problemas. Também distribui uma ação (fictícia) no Foro Teste do TJ/SP tendo recebido a confirmação de envio com sucesso. No entanto, pelo que tenho observado em suas aulas na OAB/Santos, tais informações que surgem nos arquivos acima me parecem estranhas, razão pela qual agradeceria os esclarecimentos que puderem ser feitos.”

Esclarecimento:

Dra.  Márcia,  fique tranquila, o documento foi assinado corretamente (vide tela abaixo). Ocorre que é preciso fazer uma configuração no programa Adobe Reader, conforme expliquei no minicurso: saiba como utilizar sua certificação digital.

Assinatura válida

Siga os passos abaixo (disponíveis em http://www.iti.gov.br/):

Atualização no Adobe Acrobat Reader (10.x ou superior):

Passo 1 : Clique aqui ou acesse a URL:.

Passo 2: Salve o documento em algum diretório no seu computador.

Passo 3: Abra o programa Adobe Acrobat Reader;

Passo 4: Vá no link “Editar” no menu superior do Adobe Acrobat Reader;

Passo 5: Clique em Proteção e depois em “Importar Configurações de Segurança”;

Passo 6: Selecione o documento gravado no Passo 2, arquivo de nome :”ICP-Brasil.acrobatsecuritysettings”;

Passo 7: Pronto! O Adobe Reader está configurado para validar documentos assinados com certificados ICP Brasil. Caso seja de interesse, antes da instalação, verifique a veracidade dos arquivos por meio do hash sha512, que pode ser conferido através da URL:
https://acraiz.icpbrasil.gov.br/repositorio/acrobat-sha512.txt

Saudações,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

3 thoughts on “Checando a validade da assinatura digital com o Adobe Reader

  1. Meu caro, boa noite!
    Estou c/ o mesmo problema relatado no blog, todavia meu adobe (11) não mostra os caminhos descritos no site. Poderias dar uma dica de como configurar o adobe?
    Agradeço.
    Anderson
    Blumenau/Sc

  2. Caro Rodrigo!
    Minha dúvida é a mesma do colega Anderson de Blumenau/SC. Como importar o arquivo no Adobe Acrobat versão 11.0.06?
    Obrigado.
    Robson Teixeira
    Campos dos Goytacazes/RJ

  3. Boa tarde! Atenção: na última versão do Adobe Reader DC (2017.009.20044) só consegui resolver o problema acima, fazendo as etapas abaixo:

    PASSO 1: Abrir o Adobe Reader DC;
    PASSO 2: No menu superior, selecione “Editar”. Logo em seguida, selecione “Preferências” ou use o atalho do teclado (CTRL+K);
    PASSO 3: No menu à esquerda, selecione “Segurança”. Em “Configurações de segurança” marque a caixa “Carregar configurações de segurança de um servidor;
    PASSO 4: Copie a URL “http://acraiz.icpbrasil.gov.br/repositorio/ICP-Brasil.acrobatsecuritysettings” sem aspas e cole no campo “URL:”. Após isto, clique em “Atualizar agora”.
    PASSO 5: Nas caixas de diálogo que forem apresentadas, selecione nesta ordem: Sim>OK>Sim>Sim>OK;
    PASSO 6: Feche o menu “Preferências” selecionando “OK” na parte inferior;
    PASSO 7: Feche o Adobe Reader DC, abra o arquivo assinado para testar. No menu superior, onde estava apresentando problemas, deverá apresentar a seguinte mensagem: “Assinado e todas as assinaturas são válidas.”;

    Espero ter ajudado.
    Cabo Frio – RJ

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