Apple Master

Mais um Apple II compatível entrou para minha coleção: Apple Master

Apple Master

O micro da foto é um Apple II Plus compatível, recente aquisição que fiz para integrar minha coleção. É um exemplar intrigante porque veio com uma etiqueta colada: Apple Master.

Não sei quem é o fabricante. É muito parecido com um micro que era fabricado por uma empresa asiática chamada UNITRON (não se trata da empresa brasileira).

Fato é que ele tem um teclado inteligente e está funcionando perfeitamente, salvo um pequeno acidente.

Veio acompanhado de um monitor Videocompo de fósforo verde e dois drives de 5 1/4″, um deles lacrado, nunca havia sido utilizado !!!

Infelizmente, quando fui ligar o drive zerado começou a sair fumaça, momento em que desliguei rapidamente o micro.

Drive de 5 1/4" p/ Apple II (zerado)

Verifiquei que uma das trilhas da placa controladora foi danificada. No caso do drive, acredito que um capacitor tenha vazado, pois se trata de uma peça muito antiga.

Substituí por outra controladora e conectei o outro drive. O software que está sendo executado na foto (Datalife) serve para testar o funcionamento dos drives.

Saudações, Rodrigo – evoltecno

9 thoughts on “Mais um Apple II compatível entrou para minha coleção: Apple Master

  1. Tenho um micro deste que comprei em 1984. Foi fabricado pela Milmar em Manaus.
    E uma copia do Apple II Plus e foi incluido na placa principal alem do processador 6502 um procesador Z80 para rodar o sistema operacional CPM.

    Att,
    Reinhard

    • Reinhard, interessante, não encontrei nenhuma referência à Milmar no meu micro. Eu tive um Apple II+ da Milmar na década de 1980, mas era diferente deste. Bacana vocÊ ter guardado a máquina adquirida em 1984. O único micro que guardei daquela época foi um Atari 400, que ganhei no ano de 1982. Saudações, Rodrigo – evoltecno

    • Caro Claudio, esse modelo tem a “máscara anti-reflexiva”, mas somente foi mantida em um dos dois que eu tenho, o outro já peguei sem. Não me recordo se o da foto que fiz com o Apple Master está com essa película. Sim, aceita vídeo composto.

  2. Tivemos um em casa, Apple Master TI… que saudade, nós tínhamos um joystick que era muito útil em alguns programas…Eu adorava jogar Karateca nele… Fiz um jogo de 21 usando linguagem Dbase, copiei linha por linha de um livro que meu pai comprou na rua Sta Ifigênia em São Paulo.

  3. Olá, eu tenho um igual(falta umas 2 ou 3 capinhas de teclas, sendo duas no teclado numérico) e está com a tela com barras, já me falaram que deve ser memória, mas não consegui ter tempo para tentar arrumar(tenho uma lista antes dele inclusive 2 TK2000 pifados…).
    Mas realmente ele é fabricado pela Milmar, ele(Apple II Master) e o Apple II TN, que também tenho e também está com defeito similar, ambos são da Milmar, os meus tem as etiquetas(se precisar tenho fotos). Ele é curioso(diferente) e tem Z80(para CP-M) na placa mesmo o TN não tem isso não… Estou na lista AppleIIbr do yahoo. Abraço e parabéns!! OscarKoepke

    • Olhando melhor o Gabinete onde está o nome Apple II Master é um pouco diferente, e o seu pode ser importado… ou seja não o nacional que é da Milmar! Abraço,

    • Oscar, deveria ser criada uma nova graduação: administrador de tempo. Cada vez mais ficamos sem, e hoje em dia é essencial saber administrá-lo. Digo isso porque também tenho pouco tempo para manusear os meus micros; muitos deles estão precisando de reparo. O meu também tem o Z80. Tem um colega nosso da lista AppleII_BR (Jose Marcos) que tem esse mesmo modelo. Continue por aqui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>