Laser II da Milmar

Conheça um dos micros que fizeram parte da evolução tecnológica dos computadores no Brasil: Apple Laser IIc

Chegou um novo integrante da minha coleção de micros antigos: Laser IIc. Fabricado no Brasil em plena reserva de mercado, trata-se de um clone do Apple IIc, que era a versão compacta do Apple IIe.

Laser IIc da Milmar

Laser IIc da Milmar de evoltecno

Laser IIc da Milmar

Laser IIc, o clone brasileiro do Apple IIc

Diferente do original, o Laser IIc não vinha com um drive de 5 1/4″ embutido, mas é totalmente compatível. Seu nicho era dos micros portáteis e transportáveis, apesar de não ter tela. Na realidade, a Apple comercializava separadamente um monitor de 9″ para ser usado com ele.

O Laser IIc era fabricado pela empresa Milmar, como ilustra o anúncio da época:

Anúncio do Laser IIc

 

Apesar disso, nada consta no gabinete sobre a empresa Milmar. O micro apresenta a etiqueta abaixo:

Imagem da etiqueta do Laser IIc

Imagem da etiqueta do Laser IIc

Assim como o TK 3000 IIe Compact, não é possível remover sua tampa para ter acesso aos 8 slots de expansão, pois são inexistentes. O micro oferece apenas uma porta de expansão em sua traseira e uma controladora de drives interna, por meio da qual é possível a ligação de 2 drives externos, conforme imagens abaixo:

Laser IIc

Porta traseira do Laser IIc de evoltecno

Laser IIc da Milmar

Lateral do Laser IIc da Milmar de evoltecno

Sua configuração é praticamente igual ao do Apple IIe.

O detalhe fica para a alça de transporte:

Laser II da Milmar

Alça de transporte do Laser II da Milmar de evoltecno

O Apple IIc foi lançado em 1984, mas o seu clone brasileiro ganhou vida somente em 1988.

As fotos acima foram feitas do meu micro, por sinal muito bem conservado.

A história da evolucão tecnológica dos computadores continua em próximo post!

Abraços,

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

7 thoughts on “Conheça um dos micros que fizeram parte da evolução tecnológica dos computadores no Brasil: Apple Laser IIc

  1. Na realidade uma outra correcao: Ele tinha sim slots de expansao, mas de uma forma extremamente bizarra. Aquele conector enorme “expansao” atras dele, vai para uma caixa da mesma cor e altura do micro, contendo 6 ou 7 slots e…mais nada. As placas ficavam penduradas no ar, presas apenas pelo slot, sem cobertura nenhuma. Bizarrices da industria brasileira :)

  2. Eu estava lendo a carta circular número II, ano 9, do lendário Clube dos Applemaniácos, quando observei uma nota sobre o lançamento do Apple Laser IIc da Milmar, que chama atenção exatamente para o fato de sua aparência ser semelhante ao do Apple IIc, inclusive utilizando a mesma nomenclatura, mas que, na realidade, guarda as mesmas características técnicas de um Apple II Plus, exatamente como o Lisias falou. A nota ainda diz que ele não possui “slots” de expansão, como de fato não possui, com exceção, obviamente, de sua porta de expansão traseira.

  3. Nasci em 79 e meu primeiro computador, por volta de 88 era um Apple Master – com a logo igualzinha da apple, drive bico de pato externo e monitor fósforo âmbar. Meu pai “importou” do Rio de Janeiro para Florianópolis, que não tinha nada na época – lembro que entramos de carro na pista do Aeroporto para ir num depósito pegar o equipamento. Quer dizer que era um clone, feito pela Milmar então? Abraços!

    • Rs … era uma aventura comprar um computador naquela época. Sim, provavelmente fabricado pela Milmar. O monitor âmbar era bem legal. Também tive um na época (Microtec) e hoje tenho alguns em minha coleção. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>