O que aconteceu com a Nokia?

  

Sempre achei os celulares da Nokia espetaculares. A linha “N” se manteve na vanguarda por muito tempo. Foram lançados modelos memoráveis, como N-Gage, N95 e E9 Communicator

N-Gage
N-Gage

 

N95 8GB

N95 8GB

  

E9 Communicator

E9 Communicator

  

Mas depois a Nokia desandou, o sucessor do N95 já não fazia frente para os novos iPhones da Apple, depois veio o sistema Android (criado pela Google) como um rolo compressor que passou por cima do Symbian (sistema dos celulares da Nokia). O Samsung Galaxy S é o maior expoente da nova geração de smartphones com o novo sistema Android. 

Samsung Galaxy S

Samsung Galaxy S

  

A Nokia até que tentou avançar com o N900, adotando o Linux Maemo. Mas chegou ao mercado já defasado. Existem poucos aplicativos para o Maemo se comparado ao Android. O N900 é praticamente um tablet, perde muito em ergonomia. 

N900

N900

 

O lançamento mais recente da Nokia, o N8, concorrente direito do Samsung Galaxy S e do iPhone, na minha opinião é totalmente sem graça e apresenta uma interface de navegação obsoleta, mas no quesito fotografia continua arrasador. A esperança mora com o inimigo: sistema Windows da Microsoft. Sim, a Nokia fechou parceria com a Microsoft e a próxima geração de celulares virá com o sistema Windows Phone 7. Não duvide do poder do Bill, a Nokia pretende reafirmar sua hegemonia no mercado de celulares. 

Particularmente, sou das antigas e uso até hoje um N95 e tenho guardado um N-Gage para emergências. O Symbian me satisfaz, o N95 tem uma boa câmera de 5.0 Megapixels c/ lente Carl Zeiss, memória interna razoável (8 GB), GPS, 3G e ainda funciona bem como modem. Ainda não fui fisgado pelo touch screen, talvez seja questão de tempo, mas confesso que o meu próximo celular ainda terá teclado, desta vez qwerty :) 

Saudações, Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>